quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Ementas 2014.2

IDENTIFICAÇÃO
Nome da Disciplina:
Código
C.H.
Linguagem e Estruturação Musical 1 (LEM 1)

30 h
Ementa
Estudo sistemático das características de construção melódica e harmônica da música.
Objetivo Geral
Compreender as relações de construção melódica e harmônica e sua aplicação na prática musical;
Objetivos Específicos
·         Desenvolver habilidade para o reconhecimento do contraponto e da harmonia;
·         Conhecer as características da estruturação formal na música;
Conteúdos
·         Contraponto a duas partes;
·         Tom e tonalidade;
·         Acordes, inversões e resoluções naturais;
Encaminhamento metodológico
A disciplina enfatiza a prática de exercícios rítmicos, melódicos e de percepção melódica em sala. Uso de aplicativos e softwares que auxiliam o estudo da percepção musical.
Critérios de Avaliação
Provas práticas de leitura de partituras;
Provas práticas de percepção musical;
Referencias Bibliográficas
CHEDIAK, Almir . Dicionário de acordes cifrados(1o e 2o vols), 2a edição. São Paulo : Irmãos Vitale, 1984
HINDEMITH, Paul . Harmonia Tradicional . São Paulo : Irmãos Vitale, 1949
KORSAKOV, Rimsky . Tratado Prático de Harmonia. BsAs: Ricordi
PAIOLLI, Maria Luíza de Mattos . Harmonia( vols 1 e 2) . São Paulo : Irmãos Vitale
SCHOENBERG, Arnold . Tratado de Harmonia. Barcelona : Labor
____________________ . Stuctural Funtions of Harmony, 2a ed . Londres:Faber, 1969
TRAGTENBERG, Livio. Contraponto: uma arte de compor.
ZAMACOIS, J . Tratado de Harmonia( vols,. 1 a  3). Barcelona : Labor, 1984

IDENTIFICAÇÃO
Nome da Disciplina:
Código
C.H.
Teoria Musical 2

60 h
Ementa
Estudo da teoria e da percepção musical voltadas para a prática da leitura e da utilização no instrumento musical e no canto.
Objetivo Geral
Ler e perceber a música em seu aspecto gráfico;
Objetivos Específicos
·         Desenvolver a habilidade para o solfejo nas claves de sol e fá;
·         Perceber e anotar melodias nos graus da escala diatônica;

Conteúdos
·         Técnicas de leitura a primeira vista;
·          Leitura melódica nas claves de sol e de fá;
·         Percepção musical na escala diatônica;
·         Leitura métrica a duas partes;
Encaminhamento metodológico
A disciplina enfatiza a prática de exercícios rítmicos, melódicos e de percepção melódica em sala. Uso de aplicativos e softwares que auxiliam o estudo da percepção musical.
Critérios de Avaliação
Provas práticas de leitura de partituras;
Provas práticas de percepção musical;
Referencias Bibliográficas
CARDOSO, Belmira e MASCARENHAS, Mario. Curso completo de teoria musical e solfejo vol. 1 e 2. São Paulo. Vitale. 1974.
GRAMANI, José Eduardo . Rítmica. São Paulo: Perspectiva, s/d.
HINDEMITH, Paul . Treinamento elementar para músicos. São Paulo : Ricordi, 1970.
MED, Bohumil. Ritmo. 4°Ed. Brasília. Musimed. 1986.
MED, Bohumil. Solfejo. 3°Ed. Brasília. Musimed. 1986.
POZZOLI. Guia teórico pratico. Partes I e II
POZZOLI. Guia teórico prático. Partes III e IV.

Nenhum comentário: