quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Curso Técnico de Música - Ementas 2014.2

Caros alunos,
deixarei as ementas das disciplinas lecionadas neste 2014.2 no Curso de Instrumento Musical e Canto.


IDENTIFICAÇÃO
Nome da Disciplina:
Código
C.H.
Editoração de Partituras

60 h
Ementa
A utilização da tecnologia musical no auxilio a performance por meio de conhecimentos básicos de editoração em softwares.  
Objetivo Geral
Aplicação da técnica de editoração de partituiras.
Objetivos Específicos
·         Desenvolver a habilidade para editorar partituras;
·         Conhecer as ferramentas tecnológicas para a digitação de partituras;
Conteúdos
·         Ferramentas tecnológicas: softwares para editoração
·         Recursos avançados das ferramentas de editoração;
·         Uso do áudio e do midi;
Encaminhamento metodológico
A disciplina se caracteriza essencialmente pela prática de exercícios de editoração de partituras e manipulação de áudio a partir do midi.
Critérios de Avaliação
Provas.
Trabalhos de Editoração.
Referencias Bibliográficas
MACHADO, André Campos. Computação Musical: finale 2004: editoração de partituras, composição e arranjo. São Paulo: Erica, 2004. 
IDENTIFICAÇÃO
Nome da Disciplina: Acústica
Código
C.H.
Ementa: Abordagem das características acústicas dos instrumentos musicais com ênfase no desenvolvimento técnico e na melhoria da performance musical.

30h
Objetivo Geral    
Conhecer as características de construção dos instrumentos musicais e seus princípios acústicos.
Objetivos Específicos
Desenvolver a habilidade para reconhecer como a acústica poderá ajudar a performance.
Colaborar para o desenvolvimento do instrumentista conciente das capacidades acústicas do seu instrumento.
Conteúdos
A acústica e a construção de instrumentos musicais;
A acústica de ambientes e seu papel no melhoramento das salas de concerto;
Encaminhamento metodológico
Aulas em grupo;
Análises espectrais;

Critérios de Avaliação
Apresentação de trabalho – Seminário;
prova escrita;
Referencias
HENRIQUE, Luiz L. Acústica musical. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.

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