IDENTIFICAÇÃO
|
||
Nome da Disciplina:
|
Código
|
C.H.
|
Linguagem e Estruturação Musical 1 (LEM 1)
|
30 h
|
|
Ementa
|
||
Estudo sistemático das características de
construção melódica e harmônica da música.
|
||
Objetivo Geral
|
||
Compreender as relações de
construção melódica e harmônica e sua aplicação na prática musical;
|
||
Objetivos Específicos
|
||
·
Desenvolver habilidade para o reconhecimento
do contraponto e da harmonia;
·
Conhecer as características da estruturação
formal na música;
|
||
Conteúdos
|
||
·
Contraponto a duas partes;
·
Tom e tonalidade;
·
Acordes, inversões e resoluções naturais;
|
||
Encaminhamento
metodológico
|
||
A disciplina enfatiza a prática de exercícios rítmicos, melódicos e
de percepção melódica em sala. Uso de aplicativos e softwares que auxiliam o
estudo da percepção musical.
|
||
Critérios de
Avaliação
Provas práticas de leitura de
partituras;
Provas práticas de percepção
musical;
|
||
Referencias
Bibliográficas
|
||
CHEDIAK, Almir . Dicionário de acordes cifrados(1o e 2o
vols), 2a edição. São Paulo : Irmãos Vitale, 1984
HINDEMITH, Paul . Harmonia Tradicional . São Paulo : Irmãos Vitale,
1949
KORSAKOV, Rimsky . Tratado Prático de Harmonia. BsAs: Ricordi
PAIOLLI, Maria Luíza de Mattos . Harmonia( vols 1 e 2) . São Paulo :
Irmãos Vitale
SCHOENBERG, Arnold . Tratado de Harmonia. Barcelona : Labor
____________________
. Stuctural Funtions of Harmony, 2a ed . Londres:Faber,
1969
TRAGTENBERG, Livio. Contraponto: uma arte de compor.
ZAMACOIS, J . Tratado de Harmonia( vols,. 1 a 3). Barcelona : Labor, 1984
|
IDENTIFICAÇÃO
|
||
Nome da Disciplina:
|
Código
|
C.H.
|
Teoria Musical 2
|
60 h
|
|
Ementa
|
||
Estudo da teoria e da percepção musical
voltadas para a prática da leitura e da utilização no instrumento musical e
no canto.
|
||
Objetivo Geral
|
||
Ler e perceber a música em seu
aspecto gráfico;
|
||
Objetivos Específicos
|
||
·
Desenvolver a habilidade para o solfejo nas
claves de sol e fá;
·
Perceber e anotar melodias nos graus da escala
diatônica;
|
||
Conteúdos
|
||
·
Técnicas de leitura a primeira vista;
·
Leitura
melódica nas claves de sol e de fá;
·
Percepção musical na escala diatônica;
·
Leitura métrica a duas partes;
|
||
Encaminhamento
metodológico
|
||
A disciplina enfatiza a prática de exercícios rítmicos, melódicos e
de percepção melódica em sala. Uso de aplicativos e softwares que auxiliam o
estudo da percepção musical.
|
||
Critérios de
Avaliação
Provas práticas de leitura de
partituras;
Provas práticas de percepção
musical;
|
||
Referencias
Bibliográficas
|
||
CARDOSO, Belmira e MASCARENHAS, Mario. Curso completo de teoria
musical e solfejo vol. 1 e 2. São Paulo. Vitale. 1974.
GRAMANI, José Eduardo
. Rítmica. São Paulo: Perspectiva, s/d.
HINDEMITH, Paul .
Treinamento elementar para músicos. São Paulo : Ricordi, 1970.
MED, Bohumil. Ritmo.
4°Ed. Brasília. Musimed. 1986.
MED, Bohumil. Solfejo. 3°Ed. Brasília.
Musimed. 1986.
POZZOLI. Guia teórico pratico. Partes I e II
POZZOLI. Guia teórico prático. Partes III e IV.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário