deixarei as ementas das disciplinas lecionadas neste 2014.2 no Curso de Instrumento Musical e Canto.
IDENTIFICAÇÃO
|
||
Nome da Disciplina:
|
Código
|
C.H.
|
Editoração de Partituras
|
|
60 h
|
Ementa
|
||
A utilização da tecnologia musical no auxilio a performance por meio de
conhecimentos básicos de editoração em softwares.
|
||
Objetivo Geral
|
||
Aplicação da técnica de
editoração de partituiras.
|
||
Objetivos Específicos
|
||
·
Desenvolver a habilidade para editorar partituras;
·
Conhecer as ferramentas tecnológicas para a
digitação de partituras;
|
||
Conteúdos
|
||
·
Ferramentas tecnológicas:
softwares para editoração
·
Recursos avançados das
ferramentas de editoração;
·
Uso do áudio e do midi;
|
||
Encaminhamento
metodológico
|
||
A disciplina se
caracteriza essencialmente pela prática de exercícios de editoração de
partituras e manipulação de áudio a partir do midi.
|
||
Critérios de Avaliação
Provas.
Trabalhos de Editoração.
|
||
Referencias
Bibliográficas
|
||
MACHADO, André Campos. Computação Musical: finale
2004: editoração de partituras, composição e arranjo. São Paulo: Erica,
2004.
|
IDENTIFICAÇÃO
|
||
Nome da Disciplina: Acústica
|
Código
|
C.H.
|
Ementa: Abordagem das
características acústicas dos instrumentos musicais com ênfase no
desenvolvimento técnico e na melhoria da performance
musical.
|
|
30h
|
Objetivo Geral
|
||
Conhecer
as características de construção dos instrumentos musicais e seus princípios
acústicos.
|
||
Objetivos Específicos
|
||
Desenvolver
a habilidade para reconhecer como a acústica poderá ajudar a performance.
Colaborar
para o desenvolvimento do instrumentista conciente das capacidades acústicas
do seu instrumento.
|
||
Conteúdos
|
||
A
acústica e a construção de instrumentos musicais;
A
acústica de ambientes e seu papel no melhoramento das salas de concerto;
|
||
Encaminhamento metodológico
|
||
Aulas
em grupo;
Análises
espectrais;
|
||
Critérios de Avaliação
|
||
Apresentação
de trabalho – Seminário;
prova
escrita;
|
||
Referencias
|
||
HENRIQUE,
Luiz L. Acústica musical. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário